Projeto que cria cargos em gestão pública é apresentado em Natal (RN)

Agenda Brasília
85
0
sample-ad

A Câmara Municipal de Natal realizou, na segunda-feira (5), uma audiência pública para discutir a profissionalização do gestor público.

 

A sessão, de iniciativa do vereador Dinarte Torres (PMB), contou com representantes de universidades e instituições ligadas à gestão de políticas públicas.
O vereador-propositor destacou a importância do tema exatamente em um período em que o país vive crises políticas provocadas por gestões controversas.

“Foi uma audiência de fundamental importância: gestão pública. Nós precisamos, mais do que nunca, nos dias de hoje, de bons gestores. Temos aqui na Câmara Municipal a primeira Frente Parlamentar do Brasil criada para discutir o tema. Se nós entendermos a importância desse profissional, teremos bons gestores em todas as esferas”, disse.

Diante o tema, Dinarte Torres apresentou um projeto de lei que cria no âmbito do município o cargo de gestores em políticas públicas no quadro efetivo.

“Esse projeto de lei, que nós apresentamos, visa beneficiar os jovens que fazem o curso e que não tem um mercado de trabalho específico, mas, principalmente, a população, que terá à sua disposição os profissionais preparados para a gestão pública“, completou.
A professora Zoraide Souza Pessoa, coordenadora do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), parabenizou a Câmara pela iniciativa tanto de apresentar o projeto, quanto de propor o debate, destacando que os profissionais gestores são os mais capacitados para atuarem na prevenção dos problemas.

 

“A gente está discutindo como abrir esse campo na provisão dos serviços públicos com qualidade. A gente precisa, nessa perspectiva, promover o bem público. Não podemos atender os problemas públicos somente em caráter emergencial. Precisamos ter um caráter de preventividade e continuidade. É preciso estar sempre a frente e o profissional de gestão pública é o profissional apto a atuar nessa situação”, argumentou.
A secretária Glenda Dantas, titular da pasta municipal de Planejamento (Sempla), destacou a importância da carreira de servidores públicos da área como forma de auxiliar às gestões e de trazer benefícios para a população.

“Enquanto gestora pública, a gente percebe, cada vez mais, o aperfeiçoamento do campo formando profissionais com condições de contribuir com o planejamento da gestão do setor público nos diferentes níveis, inclusive com a realização de concurso público para a carreira”, pontuou.

Fonte: PortalN10

Comentários com Facebook

POST A COMMENT.