Venezuelanos serão levados de Roraima a outros estados em abril, diz governo federal

Internacional
43
0
sample-ad

O processo de transferência ocorrerá após a vacinação contra sarampo e febre amarela, informou nesta sexta-feira (9) a Casa Civil da Presidência da República.

Ainda não foi informado quantos serão levados e para quais cidades irão.

Em fevereiro, a prefeitura de Boa Vista informou que a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) havia feito uma lista com 571 nomes de venezuelanos interessados em deixar o estado e ir a outras regiões do país.
A interiorização, prevista inicialmente para ocorrer em março, faz parte de uma força-tarefa criada por Michel Temer (MDB) para cuidar do fluxo migratório.

Em fevereiro o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que os dois primeiros destinos dos imigrantes venezuelanos que estão concentrados em Roraima devem ser o estados de São Paulo e Amazonas.

Roraima lida desde 2015 com a chegada desenfreada de venezuelanos, cujo êxodo é motivado pela crise política, econômica e social do país vizinho.

Só nos primeiros 45 dias deste ano, mais de 18 mil venezuelanos solicitaram permissão para entrar no país, mas o número é impreciso, já que um mesmo imigrante pode atravessar a divisa várias vezes, além dos que se arriscam e entram irregularmente.

A prefeitura estima que há 40 mil venezuelanos vivendo hoje na cidade, o que representa mais de 10% dos 330 mil habitantes da capital.

Para fugir na fome no país governado por Nicolás Maduro, os imigrantes enfrentam 215 Km a pé a de carona de Pacaraima, cidade na fronteira, a Boa Vista.

Na capital, eles vivem em abrigos, praças públicas e em casas ‘fantasmas’ sem móveis e com até 30 pessoas.

Leia mais em: www.revistagestaopublica.com.br

Mande críticas, e-mails e sugestões para: revistagestaopublica@gmail.com

Veja nossos vídeos no canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC09z62ApVmWHNgQDfEfiA3g

Siga-nos no Twitter (@PublicaGestao) e no Instagram: www.instagram.com/revistagestaopublica

#revistagestaopublica #jornalismodiario #informacaodequalidade #Venezuela #BoaVista #crisemigratória #Roraima #refugiados #NicolasMaduro #governofederal #ONU

Comentários com Facebook

POST A COMMENT.