Mesa Diretora da Câmara tem duas mulheres pela primeira vez na história

    0
    310

    As deputadas Mara Gabrilli (PSDB) e Luiza Erundina (PSB) representarão a bancada feminina na direção dos trabalhos da Casa pelos próximos dois anos.

    Pela primeira vez, duas deputadas ocuparão simultaneamente cargos na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. No domingo (1º), Mara Gabrilli (PSDB-SP) foi eleita para a 3ª Secretaria, com 456 votos. Luiza Erundina (PSB-SP), com 372 votos, foi eleita para a 3ª suplência.

    No biênio 2011-2012, Rose de Freitas (PMDB-ES) havia se tornado a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa Diretora, como 1ª vice-presidente. No domingo, a ex-deputada assumiu vaga no Senado.

    Erundina é autora de proposta de emenda à Constituição (PEC 590/06) que obriga a Mesa a ter em sua composição ao menos uma mulher. “É um passo pequeno, mas nos ajuda a chegar a uma conquista maior”, disse a deputada, pouco antes da votação de domingo, ao analisar a indicação de duas mulheres para a Mesa Diretora.

    A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), coordenadora da bancada feminina, comemorou. “A deputada Luiza Erundina tem uma história de luta, de vida, de resistência e de coerência com a luta dos diretos da mulher e será um orgulho para nós tê-la na composição da Mesa”, disse.

     

    Clique aqui saiba mais…

    Fonte: Câmara dos Deputados

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here