Praia para todos os gostos

    0
    324

    praias_a_galeria_a-580x355A dúvida quando você chega a Fortaleza, capital do Ceará, é saber para que lado do litoral ir primeiro. Também, pudera: se pegar a estrada Rota do Sol Poente, em direção ao oeste, vai encontrar lugares paradisíacos como Cumbuco, Taíba, Paracuru e Jericoacoara; se olhar para a rodovia Rota do Sol Nascente, no sentido leste, vai esbarrar em atrações que vão do Beach Park às falésias em Canoa Quebrada. Outra dúvida é se vale a pena sair de Fortaleza e deixar sua vida noturna animada e a agitada praia do Futuro. Não é por acaso que o litoral do Ceará é um dos mais procurados do Nordeste.

    Fortaleza
    A cidade reúne o melhor dos dois mundos: consegue ser uma metrópole agitada, com bons hotéis
    e restaurantes, ter belas praias e preservar antigas tradições — como a caranguejada e a renda. O dia começa com um mergulho no mar cristalino da praia do Futuro e termina com uma dança de forró na avenida Beira-Mar. Nesse meio tempo, vale a pena conhecer seus centros culturais, feiras e seus parques de diversões (os gigantescos Beach Park e Y-Park). Se a visita se estender além da capital, outros belos passeios podem ser encontrados ao longo da costa cearense.

    Y-Park
    Dentro de uma fazenda, a Ypióca, em Maranguape, fica o Y-Park — ideal para aqueles que adoram praticar esportes em áreas verdes. O destaque são as tirolesas (200 e 240 metros), o circuito de arvorismo (50 m de extensão e três níveis de dificuldade) e o muro de escalada. Quem quiser algo mais calmo pode andar de caiaque, passear de charrete, jogar arco e flecha ou ainda visitar o Museu da Cachaça, uma instalação histórica montada em um casarão do século 19 que sediou a primeira fábrica da Ypióca.www.ypark.com.br

    Praias
    A praia do Futuro, a 10 km do centro, é unanimidade quando o assunto é o melhor pedaço de areia de Fortaleza. Oferece boa estrutura para quem viaja com crianças, com playground e toboáguas. À noite, você pode permanecer ali nas animadas barracas, onde há shows de humor que já viraram um ritual fortalezense, ou seguir para a Feira Noturna da Beira-Mar, com barraquinhas de comidas regionais e artesanatos.

    Passeios
    Fortaleza se destaca por seus centros culturais e suas feiras de arte e artesanato. No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estão o Memorial da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea. A feira de comida e artesanato do Ceart é uma das maiores do Nordeste e é aqui que o turista encontra os trabalhos das rendeiras cearenses e as famosas redes “de sentar”. O Mercado central é o melhor lugar para comprar cachaças e castanhas.

    Onde ficar
    Fortaleza Hostel
    Perfeito para quem procura uma boa localização, o hostel está perto de importantes atrações, como a Praia de Iracema. Tem quartos coletivos, privativos e para família. Suítes com ar-condicionado e TV.www.fortalezahostel.com.br

    Gran Marquise 
    Na praia de Mucuripe, tem quartos para lá de confortáveis de frente para o mar, área de lazer com piscina feita de pastilhas e uma academia muito bem equipada. À disposição dos hóspedes, há também dois restaurantes — um grill e outro japonês. www.granmarquise.com.br

    Marina Park
    Indicado para quem gosta de se hospedar perto das atrações e fazer o máximo de passeios a pé. Está em um pedaço da praia de Iracema que fica perto do Mercado Central e do Theatro José de Alencar. Para as crianças, há uma sala de jogos completa com recreadores. www.marinapark.com.br

    Vila Galé Fortaleza
    Está bem no centro da praia do Futuro. Os quartos têm cama espaçosa e ar-condicionado silencioso. Para completar o “kit relaxamento”, as refeições são feitas ao redor da piscina e há uma barraca com massagem na areia. www.vilagale.com.br

    Onde comer
    No Ceará, há muita carne de sol com baião de dois, frutos do mar, peixada e tapioca. Mas há uma especialidade local que não se pode deixar de provar: o pargo assado no sal. Para vivenciar o melhor dessa cozinha regional, vá ao Colher de Pau. Pescados? Nessa especialidade, o Vojnilô é imbatível. ONostradamus tem pratos de dar água na boca com camarão e lagosta. Vai uma tapioca? O centro das tapioqueiras, na CE-040 sentido Aquiraz, serve uma grande variedade de sabores. Além das casas regionais, Fortaleza já tem um polo bacana de restaurantes variados, como o contemporâneo L’Ô e o português Sobreiro.

    Rota do Sol Poente
    As praias mais populares do estado se dividem entre opções de grande frequência turística e outros pontos mais remotos, todos destacáveis por sua beleza natural.

    Cumbuco
    A pouco mais de 30 km de Fortaleza está Cumbuco, um dos melhores lugares do mundo para a prática de kite e windsurfe. Por causa da fama, acabou ganhando escolas especializadas que iniciam pessoas no esporte e alugam equipamentos, como a Pousada Duro Beach. Um dos passeios mais requisitados leva o turista até a lagoa de Parnamirim para praticar “esquibunda”. Cumbuco ainda sedia o maior resort da região, o Vila Galé, com mais de 200 quartos e um spa médico de 2 mil metros quadrados. No Kariri Beach, você não vai querer sair da piscina com vista para o mar. Se preferir uma hospedagem mais intimista, fique na Pousada Itaca – pé na areia, oferece quartos confortáveis e banheira de hidromassagem na área de lazer.

    Jericoacoara
    É impossível não se render ao espetáculo laranja da Duna do Pôr do Sol, aos camarões crocantes servidos em barracas de praia no meio do nada e às redes imersas nas águas transparentes da lagoa Azul. Para conhecer as belezas naturais do vilarejo, você vai ter de se deslocar um pouquinho – o que não é um problema com tantos bugueiros à disposição. Não deixe de fazer o passeio de jangada na lagoa do Paraíso, nem de conhecer a Pedra Furada.

    Trairi, Icaraizinho e Camocim 
    Perto de Jeri há várias belas praias com a mesma paisagem característica: dunas, vento forte e mar esverdeado. É o caso de Camocim (a Barra dos Remédios, onde o rio encontra o mar, é uma das mais paradisíacas do Ceará) e das praias de Trairi (Guariju, Flecheiras e Mundaú). Mas uma em especial tem chamado a atenção tanto dos fortalezenses como dos turistas – seu nome é Icaraí de Amontada. Icaraizinho, como é apelidada, lembra a Jeri de 20 anos atrás – não há bugueiros, nem quartos com ar-condicionado, nem preços inflacionados.

    Onde ficar
    Nas praias de Jericoacoara e da Malhada estão hotéis como o Vila Kalango e a Mosquito Blue, ou My Blue Hotel. Alternativas mais simples são as pousadas Blue Jeri e Surfing Jeri.

    Diversão
    O famoso Beach Park, falésias, trilhas selvagens, praias de agito, lembranças artesanais, centros históricos: a variedade de opções do Ceará permite que o viajante monte um roteiro em que cada novo dia é completamente diferente do anterior.

    Beach Park 
    O melhor parque aquático do Brasil atrai grande parte dos turistas que visitam Fortaleza. É um grande “playground molhado” à beira-mar com dezenas de toboáguas e piscinas para todos os gostos e idades. As crianças vão adorar passar o dia na Ilha do Tesouro, que tem mais de mil metros quadrados e um barco pirata repleto de “canhões-d’água”. Ou no Acqua Circo, inaugurado ano passado, uma piscina rasa coberta por lonas – em homenagem ao universo circense – repleta de brinquedos como pedalinhos e gangorras. Procura algo mais radical? No toboágua com o sugestivo nome de Insano, você desce 41 metros a 105 km/h. O complexo inclui ainda dois hotéis. www.beachpark.com.br

    Beberibe e Aquiraz
    No Monumento Natural das Falésias, em Beberibe, você vai trilhar um caminho irregular em constante mutação. A vizinha praia das Fontes, com visual similar, também merece uma visita. Aquiraz é a cidade doCarmel Charme Resort. Além de quartos superconfortáveis, o Carmel, que fica na praia de Barro Preto, tem vista para o mar a partir de todos os seus ambientes. Não vá embora de Aquiraz, que foi a primeira capital do Ceará, sem visitar seu Centro Histórico. Há casarões do século 18 e antigas ruínas jesuíticas (na Engenhoca Parque Ecoeducativo).

    Canoa Quebrada
    Com suas praias enfeitadas por incríveis falésias avermelhadas, Canoa Quebrada já foi um pacato refúgio hippie – hoje, impera o turismo de massa. As praias lotam aos fins de semana e é preciso “fugir” dos insistentes bugueiros. Mas se você visitá-la nos dias de semana, principalmente no período da manhã, vai se tornar fã. Na hora de escolher onde se hospedar, estabeleça sua prioridade. Se está buscando conforto e tranquilidade, fique na praia do Pontal do Maceió, em Fortim. Apesar de estar distante 35 quilômetros de Canoa, a Vila Selvagem é a melhor pousada das imediações. Agora, se o seu negócio é aproveitar o centrinho, escolha a Tranquilândia Village, arborizada e com quartos amplos, e o recém-repaginado hotel Long Beach. www.longbeachcanoa.com.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here