TCU avalia relacionamento institucional entre Eletrobras e Itaipu Binacional

    0
    225

    O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou trabalho de levantamento para consolidar informações sobre o relacionamento entre a empresa Itaipu Binacional e sua controladora em conjunto, a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras). O objetivo do trabalho foi identificar normativos aplicáveis a cada tipo de relacionamento e à posição das entidades como sujeitos de direitos e obrigações, inclusive no que diz respeito à prestação de contas da Itaipu a órgãos de supervisão e controle.

    Os aspectos de maior destaque no levantamento foram a apresentação e a consolidação das demonstrações contábeis e do Relatório Anual da Itaipu, a indicação dos conselheiros da Itaipu pela Eletrobras, a operação técnica conjunta da usina, a comercialização de energia e os empréstimos concedidos pela Eletrobras à empresa.

    O TCU verificou que a Eletrobras não faz análise efetiva do Relatório Anual da Itaipu e das demonstrações financeiras, de forma que a holding possa contribuir com a gestão da Itaipu Binacional e, assim, fazer uso de sua prerrogativa de controladora em conjunto.

     

    Clique aqui e saiba mais…

    Fonte: TCU

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here